Como Perder o Cliente em 10 dias
Como descontruir sua marca e praticar a política do Desencanto em poucos dias?
No começo de janeiro fiz compras online no site da Drogaria São Paulo, e novamente tive problemas do sistema mudar o local de retirada da compra depois da confirmação da mesma. Liguei no SAC e disseram que não tinha como mudar o local de retirada, mesmo sendo um erro do sistema deles. Mas se eu quisesse cancelar a compra, poderia fazê-lo.
Desencanto Parte 1 - Como eles não podiam mudar o local
de retirada, se a retirada é sempre nas farmácias da rede? A mudança é
administrativa e não queriam ter este trabalho? O trabalho não seria maior com
o cancelamento da compra, que envolve o parceiro do cartão de crédito?
Fiquei com
tanta raiva, que aceitei cancelarem a compra. Não levaram em conta o cliente e o histórico mensal de compras e que o erro era deles, não meu.
Não me contentei em apenas cancelar a compra, fiz uma reclamação formal no
Reclame Aqui.
Desencanto Parte 2 – Se a aprovação de uma compra online, demanda
de 05 minutos a no máximo 24h, o estorno
do valor no caso de cancelamento, demanda de 30 a 60 dias! Outro
absurdo se considerarmos o sistema bancário atual e as facilidades proporcionadas
pelo sistema. O consumidor brasileiro merece ser mais respeitado.
Desencanto Parte 3 - A resposta da farmácia através do Reclame Aqui
foi rápida, porém novamente ineficiente e, para meu espanto incrementaram a
política do Desencanto: ofereceram um voucher de desconto para uma nova
experiência de compra no site, aceitei, afinal era cliente desta farmácia há
mais de 20 anos. Tentei usar o tal voucher – que claro não funcionou, nem com a
ajuda do suporte do canal deles. Não entendi como uma empresa se presta a passar
um recibo de total incompetência em administrar um problema com o consumidor.
O processo
todo aconteceu no período de uns 10 dias. Deixando o trocadilho do título de
lado, no filme pelo menos tudo termina bem, aqui foi um final sem a volta do
consumidor. É assustador o que a falta
de comunicação interna nos departamentos de uma empresa pode causar, apesar de
todas as facilidades de comunicação online e física existentes.
Em qualquer
empresa e independente do tamanho, se não houver uma gestão eficiente dos seus
departamentos e da comunicação interna, o resultado desastroso é certo.
Para alívio
do consumidor brasileiro existem empresas que fazem a lição de casa e desfrutam
resultados de sucesso na política do Encantamento, como a Magazine Luiza, a
Renner...
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